Temos sonhos. Isso é um fato, uma das coisas que nos faz viver.

Muito conhecida no meio cristão, a história de ‘Abrão e Sarai’ é uma linda lição de como Deus cumpre seus propósitos; às vezes, no entanto, diferentemente do que esperamos. O próprio Jesus – quando andava pela Terra – agiu de forma miraculosa. Mas, o que isso tem a ver com nossos sonhos?

Bom, acredito que tudo.

“Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido.” (Jó 42:2)

Assim como Jó, que mesmo após passar por tudo o que passou (pobreza, perdas, doença…) concluiu que Deus é soberano. Jó percebeu que todo aquele ‘furacão’ fazia parte de um plano divino muito maior do que ele podia imaginar.

Em alguns momentos difíceis temos uma mania (feia, diga-se de passagem) de achar que Deus é obrigado a resolver nossos problemas em nosso tempo e que não podemos sofrer. Aí, deixamos aberto o caminho para resolver as coisas com as nossas próprias mãos, do nosso jeito. Isso não é legal.

Mas, vamos voltar a Sarai.

Sarai era esposa de Abrão – filho de Terá, irmão de Naor e de Harã – e, tinha um problema: era estéril. Para a época era, na verdade, um problemão, visto que gerar filhos era a principal função de uma mulher.

E é, justamente com esses detalhes, Deus começa uma grande história.

O pai de Abrão faleceu e, logo após, Deus chamou Abrão para sair de sua terra em direção a um novo lugar. É importante ressaltar que ele não sabia para onde, mas foi em obediência. Então, sobre esse novo lugar, Deus disse-lhe:

“À tua descendência darei esta terra.” (Gênesis 12:7a)

Sinceramente, eu gostaria muito de saber é o que passou pela mente de Abrão ao ouvir a palavra ‘descendência’, já que sua esposa não podia ter filhos. Todavia, é interessante observar o que ele fez após ouvir a voz de Deus:

“Edificou ali um altar ao Senhor, que lhe aparecera.” (Gênesis 12:7b)

Sua intimidade com o Pai era grande e, com isso, percebe-se que sua confiança nEle era sólida. Ele, assim como Jó, sabia que nada podia impedir os planos de Deus.

Deus ainda disse mais:

“Porque toda esta terra que vês, te hei de dar a ti, e à tua descendência, para sempre. E farei a tua descendência como o pó da terra; de maneira que se alguém puder contar o pó da terra, também a tua descendência será contada. Levanta-te, percorre essa terra, no seu comprimento e na sua largura; porque a ti a darei.” (Gênesis 13:15-17)

Portanto, esta é a primeira lição que Abrão ensina: é preciso fé para enxergar além do que se vê.

Principalmente porque “tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu” (Eclesiastes 3:1). E, ainda, é preciso fixar no coração que “as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada” (Romanos 8:18).


Essa mensagem tem continuação. No próximo texto (parte 2), vamos observar mais alguns detalhes da história desse casal que nos deixou um grande exemplo de perseverança, fé e confiança em Deus. Quanto aos nossos sonhos, vamos pensar neles enquanto lemos essa bela história – para descobrirmos à luz da Bíblia o que fazer acerca deles.

Dica de leitura: Gênesis 12-25.


Deixe um comentário

Que Deus abençoe sua vida!!Seja bem vindo e volte quando quiser.